Início > Noticias > Irã quer criar internet fechada

Irã quer criar internet fechada

Com o objetivo de criar uma versão da internet que não mostre insatisfações com o governo ou informações ideologicamente contrárias ao regime, o Irã planeja criar sua própria web, o que pode, como efeito, representar o fim do uso da rede mundial naquele país. A meta do governo com a iniciativa é controlar os conteúdos aos quais a população tem acesso. 

Segundo informações do The Wall Street Journal, a medida representa uma “nova e agressiva forma de censura”. O governo iraniano vê o projeto como uma maneira de acabar com a luta pelo controle da internet, segundo observadores da política iraniana, dentro e fora do país. 

Além disso, a internet nacional representa uma forma de reduzir custos para os consumidores e de defender os chamados “códigos morais islâmicos”. De acordo com o projeto em gestação no governo, 60% dos domínios de internet pessoais e de empresas seriam novos, da rede interna, no prazo de um ano. Depois, seria estendido para todo o país, em dois anos, segundo explicou o diretor do instituto de pesquisa do ministério das telecomunicações do Irã, Reza Bagheri. 

Ali Aghamohammadi, chefe de assuntos econômicos do Irã, disse que a nova rede, num primeiro momento, irá operar em paralelo com a internet mundial, em que bancos, ministérios e grandes empresas continuarão a ter acesso regular à rede. Eventualmente, disse ele, a rede nacional poderá substituir a internet global, no Irã, assim como em outros países islâmicos.

Anúncios
Categorias:Noticias
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: