Início > Nerdspace, Noticias > Dia do Orgulho Nerd: o que eles gostam e como se tornaram populares

Dia do Orgulho Nerd: o que eles gostam e como se tornaram populares

Dehtudo
nerd

Você se considera um nerd? O conceito desse grupo de pessoas foi mudando ao longo dos anos, isso porque os caras mais poderosos do mundo atual foram, talvez, alguns dos maiores ícones nerds que já existiram. Steve Jobs e Mark Zuckerberg, por exemplo, ditam tendências que são seguidas no mundo todo. Eles são os “caras da vez”, mesmo tendo sido alvos de piadinhas lá no passado.

Com essa mudança de conceito, nada mais natural do que uma mudança nas atitudes também. Hoje há mais respeito em relação ao grupo e, entre eles mesmos, existe o orgulho de serem o que são. A onda de vaidade e movimento pró-nerdice atualmente é tamanha que, em 2006, inventaram o Dia do Orgulho Nerd, comemorado anualmente todo 25 de maio. A data, como não poderia ser diferente, foi escolhida para coincidir com a estreia de um dos filmes de maior referência para os nerds: Guerra nas Estrelas, episódio IV.

Aqui no Brasil existem duas pessoas bastante incentivadoras do Orgulho Nerd: a dupla idealizadora do site Jovem Nerd. Desde 2002, Alexandre Ottoni e Deive Pazos não têm vergonha em se assumirem nerds e, por isso, até criaram uma terminologia que vive rodando o mundo digital, o Nerd Power. “Nerd é aquela pessoa que gosta de se aprofundar sobre o assunto, seja ele qual for. São aqueles que vão além do superficial e querem buscar mais conhecimento”, explica Deive.

Segundo o “super geek”, a cultura nerd tem se popularizado, pois hoje em dia os objetos de consumo de muita gente foram criados por nerds. “Aquele estereótipo de pessoa solitária e tímida existe em qualquer ‘casta social’ e não é mais associada só aos nerds. Os gostos dos nerds estão se expandindo e a gente gosta disso, porque cada vez mais criam coisas que gostamos”, conta.

Graças ao crescente acesso à internet e à tecnologia, ser nerd hoje é cada vez mais comum e bacana. Para quem não se considera um nerd e tem vontade de se aprofundar na cultura geek, existem algumas referências que não podem ser deixadas de lado. Logo de cara é preciso assistir aos seis filmes da saga “Guerra nas Estrelas”, conhecer a história de Steve Jobs e Bill Gates por meio do filme “Piratas do Vale do Silício”, comprar quadrinhos da DC Comics e Marvel, passar horas jogando os clássicos do PlayStation e SuperNintendo e ler obrigatoriamente títulos como “Senhor dos Aneis” ou “A Batalha do Apocalipse”, do brasileiro Eduardo Spohr.

Alguns nerds leitores do Olhar Digital também resolveram dar sua contribuição na celebração da data e nos mandaram algumas mensagens sobre o que é ser nerd e ter orgulho disso, além de dizerem quais são suas maiores referências no assunto.

“Nerd não é só gostar de filmes de ficção, quadrinhos e afins; É a atitude. Eu acho que existem nerds em qualquer aspecto, até os nerds ligados a esportes. Aquele cara que gostava de beisebol quando tinha 12 anos, conhecia tudo que tinha para conhecer sobre beisebol, e quando chegou aos 50 anos ainda é o fanático total pelo esporte, também é um nerd. Qualquer pessoa que segue a sua paixão até o fim da vida é um de nós.” – Rodrigo Barcalla Silva, 30 anos, editor.

“Ser nerd pra mim é ser uma pessoa que busca conhecimento além do seu tempo, como eu faço” – Caique ferreira, 17 anos , estagiário de T.I.

“Estamos na Era da Informação, é um misto de tecnologia e conhecimento, por isso o nerd hoje é valorizado porque isso é a base de um nerd: informação, conhecimento e tecnologia.” – Karla Susiane dos Santos Pereira, Especialista em Tecnologia da Informação.

“Woody Allen é uma referência por sua personalidade meio neurótica insegura, mas sem nunca deixar de ser genial. E claro, Star Wars, heróis da Marvel.” – Paulo Ferro Jr. 31 anos. Escritor, diretor de teatro e cinema.

“Os nerds do passado estão surgindo aos borbotões como novos criadores de algo inovador e que dá dinheiro.” – Luiz Emanuel Simette de Mello Campos, 31 anos, consutor e vendedor de softwares.

Esse dia na realidade é em memória ao Douglas Adams, autor da série Guia do Mochileiro das Galáxias. O nome oficial é Dia da Toalha, pela importância da toalha na série de livros. A obra dele é tão incrível e marcou a vida de tanta gente que o pessoal ´comemora´ esse dia lembrando da série de livros e homenageando o cara tirando fotos com toalhas ou saindo com uma toalha por aí.” – Moisés Roberto de Araújo Mota, 23 anos, estudante de Computação.

“Startrek, Blizzard Entertainment, Starwars, Nintendo, Blade Runner, Big bang theory (o verdadeiro nerd pride).” – Daniel Gregório, 26 anos, analista de sistemas.

Para quem quer curtir o dia, não se esqueça que a Rede Telecine programou três comédias sobre o tema: Sexdrive: rumo ao sexo (2008), Fanboys (2008) e Ideias geniais, nerds nem tanto (2006).

Anúncios
Categorias:Nerdspace, Noticias
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: