ALGOL

Quem ai já ouviu falar sobre ALGOL ? se não ouviu ainda , neste post vou falar um pouco sobre ela e um pouco de sua história .

O Algol ou ALGOL ( a forma de escrita depende da forma de consulta) , é uma família de linguagens de programação de alto nível , usadas principalmente em aplicações científicas. A origem do seu nome vem de “ALGOrithmic Language”  .
Várias linguagens razoavelmente diferentes receberam o nome de ALGOL ou Algol, adicionando ao nome letras ou números, por descenderem diretamente do ALGOL original.

Um pouco de História 


A linguagem começou a ser formulada em 1957, na Europa, por um grupo internacional de cientistas de computação que finalmente, em 1960, definiram o Algol 60 através de um documento curto, conciso e preciso, o “Revised Report on the Algorithmic Language Algol 60”, que foi publicado em 1963 na revista Communications of the ACM.
ALGOL especifica três sintaxes diferentes: uma sintaxe de referência, uma sintaxe de publicação e uma sintaxe de implementação. O uso de três sintaxes distintas permitia usar palavras chaves diferentes e convenções para pontos decimais (ou vírgulas decimais) de acordo com diferentes costumes nacionais.
A primeira versão da linguagem foi criada em 1958 e teve o nome original de International Algorithmic Language, mais tarde sendo conhecida por ALGOL 58
John Backus desenvolveu a Forma Normal de Backus, conhecido como BNF, para descrever ALGOL 58. O método foi revisado e expandido por Peter Naur, recebendo então o nome de Forma de Backus-Naur, e mantendo a sigla.
C.A.R. Hoare disse de ALGOL 60: “Aqui está uma linguagem tão a frente de seu tempo, que não foi uma melhoria sobre seus predecessoras, mas também a quase todas suas sucessoras”. Essa fala foi também uma crítica velada a ALGOL 68, uma linguagem considerada inchada demais por muitos de seus críticos (e que não teve praticamente nenhum sucesso comercial).


Suas características 


As duas características principais do Algol são: a clareza e a elegância da sua estrutura baseada nos blocos e o estilo de sua definição, que usa uma linguagem metalingüística para definir de forma concisa e relativamente completa a sua sintaxe.
A linguagem continuou sendo desenvolvida e enriquecida com novas construções e novos comandos que aumentaram seu potencial.
Existem outras versões do Algol, como, por exemplo, o Algol 68, o Algol W voltado para máquinas IBM e o Algol 6000/7000 da Burroughs.
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: