Início > anime, Nerdspace > Gatz – Dica do Nerd .

Gatz – Dica do Nerd .

Título original: Gantsu
Director: Ichiro Itano
Director de Animação: Naoyuki Onda
Argumento: Masashi Sogo
Ano: 2004 (Japão)
Kurono Kei é o típico estudante preso num mundo egoísta, sem se importar com ninguém a não ser ele mesmo. Porém, por um golpe do acaso, é forçado a ajudar um amigo de infância, que acabou de reencontrar, Katou Masaru. Os dois salvam um bêbedo que caiu nos carris do Metro enquanto uma multidão assiste impávida e serena, registando tudo com telemóveis e câmaras fotográficas… enquanto as suas vidas são ceifadas por um comboio de alta-velocidade.

E assim dois jovens estudantes perdem a vida… ou não!

Mal são abalroados pelo comboio, Kei e Katou são tele-transportados para um apartamento selado, com outras pessoas que também morreram recentemente. As suas vidas passam então a ser controladas por uma misteriosa esfera negra, no centro desse mesmo apartamento, chamada GANTZ, e todos sem excepção são obrigados a entrar num “jogo” extremamente perigoso e letal.

Esta adaptação do manga de homónima de Hiroya Oku, foi levada a cabo, pelos estúdios GONZO e dirigida por Ichiro Itano (Macross e Cowboy Bebop). O anime está dividido por duas temporadas (The First Stage e The Second Stage), cada uma delas com 13 episódios de aproximadamente de 23 minutos de duração.

A animação mistura elementos realistas (cenários, CGI, incorporando mesmo fotos reais), muito na linha do próprio manga. As personagens foram mantidas extremamente fieis ao manga, e a ordem dos sucessivos combates foi mantida…

Devido ao público-alvo da série e ao próprio conteúdo, a história do anime não sofreu com o mal mais comum de todas as mangas de sucesso: os infindáveis ciclos de fillers (episódios, que só existem no anime, para introduzir um ou outro ponto de vista ou história secundária que não interfere directamente no desenvolvimento da história principal). Foram 26 episódios com uma animação impecável, com muito gore e com a capacidade de tocar cada um dos espectadores…

Gantz tem a particularidade de ser uma série quase única no universo sci-fi Japonês, com personagens extremamente complexos, mas credíveis. Cada um com o seu dilema: Katou não consegue matar nenhuma criatura, Kurono tenta corresponder a todas as expectativas dos outros, deixando as suas para trás e Kishimoto tenta ultrapassar um erro de Gantz e lidar com a sua nova liberdade.

Mesmo apesar do tom quase esquizofrénico dos pensamentos das personagens, mesmo apesar do terror de toda a situação em que as personagens se encontram contra a sua vontade, em nenhum momento o espectador se sente desligado do drama vivido por aqueles personagens tão iguais a nós…

Aquando da sua exibição nas televisões japonesas Gantz foi fortemente censurado, devido às cenas de violência extrema e sexo explícito. Contudo, na edição DVD, a série não está censurada, mostrando tudo conforme foi escrito e sendo mais fiel ao manga. – Joana Neto Lima

Anúncios
Categorias:anime, Nerdspace
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: