Início > Desenvolvimento, html/xhtml, web > XHTML o que é?

XHTML o que é?

Todas as linguagens de marcação da web são baseadas em SGML, uma metalinguagem complexa, projetada para máquinas com a finalidade de servir de base para criação de outras linguagens. O SGML foi usado criar XML (Extensible Markup Language), também uma metalinguagem, porém bem mais simples.


Com XML você cria suas próprias tags e atributos para escrever seu documento web. Isto significa que é você quem cria sua linguagem de marcação. XHTML foi criado dentro deste conceito e por isso é uma aplicação XML. As tags e atributos do XHTML foram criadas (“inventadas”) aproveitando-se as nossas conhecidas tags e atributos do HTML 4.01 e suas regras.


Conclui-se que ao usar XHTML, estamos escrevendo um código XML, onde as tags e atributos já estão definidas e isto proporciona todos os benefícios de XML sem as complicações e complexidade do SGML.


XHTML é uma linguagem de marcação bastante familiar para quem conhece HTML e a transformação de um documento existente de HTML para XHTML é uma tarefa bem simples, como veremos adiante.


Qual a finalidade do XHTML?


XHTML é a sigla em inglês para EXtensible HyperText Markup Language que em português resulta em Linguagem Extensível para Marcação de Hipertexto, uma aplicação XML, escrita para substituir o HTML e nada mais é do que um HTML “puro, claro e limpo”.

Anúncios
  1. Linux.
    18 de maio de 2011 às 20:52

    isso mesmo!

  2. 18 de maio de 2011 às 23:01

    😉

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: