Início > CSS, Desenvolvimento, web > CSS – o que é?

CSS – o que é?

A Cascading Style Sheet (CSS) é uma ferramenta utilizada para a construção da aparência de páginas para Web. Permite o uso de uma técnica diferente da convencional (HTML puro), possibilitando uma considerável redução no tempo de trabalho.


O recurso, que traduzido significa Folha de Estilo em Cascata, se tornou uma necessidade para quem deseja ser um bom Webdeveloper (desenvolvedor de páginas para Internet) e para quem quer criar qualquer projeto para Web.


Mas afinal, o que é CSS? Trata-se de uma linguagem para estilos que definem o layout de documentos HTML controlando, por exemplo, fontes, cores, margens, linhas, alturas, larguras, imagens de fundo e posicionamentos.


A linguagem HTML também pode ser usada para definir o layout de websites. Contudo, a CSS proporciona mais opções, é mais precisa e sofisticada, além de ser suportada pela maioria dos navegadores atuais. A principal diferença entre CSS e HTML é que o primeiro é usado para formatar conteúdos e o segundo para conteúdos já estruturados.


Até pouco tempo atrás, a linguagem HTML era usada somente para estruturar textos. Um programador podia marcar seus textos definindo “isto é um cabeçalho” ou “isto é um parágrafo”, usando tags HTML tais como

e . À medida que a Web ganhou popularidade, os designers precisavam encontrar meios de construir layouts para os documentos on-line.

Para suprir essa necessidade, os fabricantes de navegadores (naquela época a Netscape e a Microsoft) inventaram novas tags, como , que se diferenciavam das originais do HTML para a construção de layouts, e não apenas para a estrutura da página.

Devido a essas questões, o W3C (World Wide Web Consortium – Consórcio de empresas de tecnologia) criou o CSS, colocando à disposição dos webdesigners meios sofisticados de projetar layouts, sendo estes suportados por todos os navegadores. Dessa forma, a separação dos estilos de apresentação da marcação dos conteúdos facilitou a manutenção das páginas.

Entre os benefícios do uso de CSS para o desenvolvimento de páginas para Web, podemos incluir alguns itens:

Controle do layout de vários documentos a partir de um simples arquivo CSS;
Aplicação de diferentes layouts para servir diferentes mídias (telas, impressoras etc);
Emprego de variadas técnicas de desenvolvimento

Anúncios
Categorias:CSS, Desenvolvimento, web
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: