Início > ASP/ASP.NET, Desenvolvimento, Programação > ASP.NET – O que é ?

ASP.NET – O que é ?

Se você está iniciando no ASP.NET sem nunca ter utilizado o ASP, fique tranqüilo, não fará falta alguma. Caso contrário, prepare-se para uma grande transformação, o ASP foi completamente reconstruído. E o resultado desta transformação são excelentes funcionalidades, que permitem o desenvolvimento de aplicativos com um código mais limpo e de fácil reutilização.


Uma das principais mudanças, é a utilização de linguagens compiladas (Visual Basic, C#, Java, Pearl, Cobol (é isso mesmo, Cobol) etc), ao contrário das versões anteriores baseadas em scripting como o VBScript ou Javascript.


Outra diferença está nas extensões utilizadas, os Web Forms (formulários), por exemplo, passam a ter a extensão .aspx. Falando em formulários, vale a pena comentar que no ASP.NET, foram elaborados para programação orientada a objetos, o que permite fácil reutilização do código. As páginas ASP.NET, podem ser executadas por um diretório virtual do IIS e, quando um browser pede uma página .aspx, o componente ASP.NET faz “parsing” e compila o código, esta página é compilada apenas uma vez, a primeira vez que ele for chamado (à cada versão).


Bom! Como havia dito, essa é apenas uma pequena introdução ao ASP.NET, no decorrer das semanas, vamos citando os vários recursos disponíveis na ferramenta, assim como fornecendo dicas de utilização.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: