Início > Artigos > Como é o funcionamento da memória do computador?

Como é o funcionamento da memória do computador?

Muita gente que programa não sabe como realmente o sistema operacional faz para administrar sua memória. Isso graças as camadas de abstrações criadas pelo S.O. que tentam facilitar a vida não importando se é um programador ou um usuário final.

Afim de facilitar o aprendizado do funcionamento da memória, vamos imaginar a memória como sendo um grande vetor para se guardar dados, mas quero destacar que esse tipo de pensamento é uma forma muito “grosseira”, pois leva a pensar que os dados vão ser alocados de uma maneira linear e/ou seqüencial.

A memória é dividida em 2 tipos: Stack e Heap, mas alguns livros dizem que existem 3 tipos: automáticaestática e dinâmica. A diferença básica entre esses tipos é nada mais que a forma como ele é tratado. A Stack (ou Automática/Pilha) é onde guardamos as variáveis locais nos programas. Já a Heap (ou estática) é assim chamada porque seus valores permanecem até o fim do programa. Na memória Heap, por exemplo, guardamos variáveis globais, constantes e variáveis definidas “static” no C.

Por fim, toda a memória que não é estática nem automática é dinâmica. A memória dita dinâmica viria após a Heap. Vejamos uma figura de como ficaria essa divisão da memória:

Assim podemos notar claramente que conforme for sendo solicitado mais memória. O S.O. vai reservando memória conforme a definição já dada. O jeito mais comum de se imaginar a memória é ela por vetor de linhas (de pé?) e não por colunas (deitado?). Assim, a alocação da memória é sempre de cima pra baixo, dependendo da área que se vai utilizar.
Anúncios
Categorias:Artigos
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: