Início > Desenvolvimento, Programação > Linguagens de Programação – Programação #13

Linguagens de Programação – Programação #13

A linguagem humana comum não é directamente entendida pelas máquinas, pelo que qualquer ordem que se pretenda que o computador execute, terá de ser traduzida para uma linguagem que estes entendam e possam executar directamente. 
Os programas são escritos utilizando linguagens de programação que permitem que o algoritmo (resolução do problema) definido em linguagem comum de uma forma ordenada e programada, venha a ser transformado num conjunto de instruções que possam vir a ser entendidas e executadas pelo computador.
Existem três tipos de linguagens:
  • .Linguagem máquina – directamente inteligíveis pela máquina, quer dizer que as ordens escritas são directamente entendidas e executadas pela máquina. Estas instruções são cadeias binárias (0 e 1) que determinam as operações a realizar e as posições de memória a partir das quais se devem executar. As instruções dependem directamente da máquina que se pretende programar.  Estes programas designam-se por Programa Objecto.
  • Linguagem Assembler – São linguagens próximas da linguagem máquina em que as instruções são menmónicas que indicam a acção a realizar e a posição de memória a partir da qual se devem executar.  Nestas, a programação depende também da máquina que se pretende programar.  A máquina não entende directamente estas instruções e torna-se necessário traduzir estas instruções para linguagem máquina através de um programa assemblador. A construção de um programa passa por três fases.  Inicialmente é criado o programa fonte através da linguagem assembler, este é depois utilizado por um programa tradutor ou assemblador para que se transforme num programa objecto.
  • Linguagens de alto nível – São linguagens próximas da linguagem humana, criadas a partir de um assemblador ou compilador, num processo idêntico ao anterior. A programação é feita através de declarações e funções que realizam uma operação complexas já implementada na linguagem de programação.  A máquina não pode entender estas declarações e necessita de um programa tradutor e linkador (que traduza as declarações do programa fonte num programa objecto, ligando as funções necessárias)  para que a máquina possa executar estas operações.  Estas linguagens são por exemplo o Pascal, Visual Basic, C, C++, Modula 2, Java, etc.
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: