Início > Desenvolvimento, Programação > O que se pode utilizar para programar. – Programação #3

O que se pode utilizar para programar. – Programação #3

Aqui vai algumas que voce podem estar utilizando mais pra frente !

Delphi/Pascal

Uma boa solução, os compiladores e o ambiente de desenvolvimento encontram-se gratuitos (sob algumas condições pouco restritivas). Pode-se começar fazendo pequenos programas de shell em Pascal e em seguida passar (depois de ter aprendido a noção de objeto) a coisas mais complexas com o ambiente gráfico graças a Delphi (e Kylix sob Linux :o). A linguagem é relativamente intuitiva, rigorosa, a criação gráfica simples, pode-se rapidamente sentir o prazer da programar. A portabilidade é medíocre mas existe em algumas plataformas. 

Para aprender : 

linguagem Pascal 

linguagem Delphi 

http://log4dev.blogspot.com/2006/01/primeira-linguagem-de-programação-gente.html 

Site oficial Delphi (Inglês) : www.borland.com/delphi_net/ 

http://www.guiadohardware.net/comunidade/programacao-orientacao/872501/ 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pascal_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o) 

Télécharger Pascal : telecharger.01net.com/windows/Programmation/langage/fiches/3340.html 

Java

Linguagem objeto, portátil, sintaxe utilizada igualmente por scripts internet (a sintaxe, não a linguagem…). Existe numerosos ambientes de desenvolvimento gratuitos na internet: basta escolher em função de seus gostos, entretanto, não tem a facilidade de Delphi ao nível das interfaces gráficas. Trata-se de uma linguagem “nova geração » que dará também uma experiência interessante àqueles que queiram trabalhar em informática. 

Para aprender : introdução a linguagem Java 

linguagem Java 

Python

Simples rápida, oferece bons hábitos de programação, leve (a tal ponto que passar à uma outra linguagem depois parece difícil), aberta, muitos documentos na net, é a preferida de Sebsauvage . Ela permite uma rápida satisfação fazendo scripts potentes (graças principalmente a programação objeto). Ela é igualmente “nova geração » e portátil. Ela funciona com uma máquina virtual que pode ser empacotada graças a certas disponibilidades no web (encontra-se de todo os tipos e à qualquer fim…) em um exe para distribuir a aplicação de maneira simples e independente. 

Site oficial python (en anglais): www.python.org 

http://www.slideshare.net/mayron/introduo-a-linguagem-de-programação-python 

A linguagem Python com a aplicações ao cálculo científico, disponível online e em português. 

http://www.swaroopch.com/notes/Python_pt-br:Introducao 

Livro “Apprendre à programmer avec Python ” em francês e totalmente acessível online. 

http://pt.wikibooks.org/wiki/P%C3%A1gina_principal 

Progamar em Python publicado por Alcides Fonseca 

Tutoriais Python : www.python-eggs.org/links.html 

.Net

Aliás o futuro de acordo com Microsoft, de bom e de ruim nesta plataforma, mas ela permite programar aplicações gráficas de maneira simples, funcionando unicamente sob Windows com algumas tentativas de adaptação em Linux. Eu aconselharia o C# que é a linguagem « nativa » desta plataforma : sua sintaxe é próxima do C e de Java, sem apontador, tudo se passa ao nível de abstração superior às linguagens Microsoft. É comparável a Java e a Python, a não ser que que não é livre. 

Um ambiente de desenvolvimento gratuito e OpenSource para.Net: 

www.icsharpcode.net/OpenSource/SD/(obrigado Rodolphe_) 

Progamando no .NET. 

http://www.macoratti.net/vbn_app1.htm 

Smalltalk

Para mim a linguagem objeto por excelência. Gratuita,, sintaxe simples, ela impões um rigor inegável na programação objeto. Infelizmente pouco popular, é muito raro de encontrar trabalho com ela, mas de qualquer maneira é sempre uma referência sólida, e coisa como Squeak permitem fazer muitas coisas com. 

Squeak : www.squeak.org/ 

Squeak em português 

Tutorial Smaltalk em inglês 

Smaltalk em inglês 

A rigor, aquilo que se pode utilizar

C/C++

São boas linguagens, mas com uma sintaxe complicada que não facilita o aprendizado. De mais a mais a utilização dos indicadores torna sua utilização, mesmo por profissionais, seguidamente bastante trabalhosa. A vantagem é que estas linguagens podem ser utilizadas por várias plataformas (depois de compiladas) e que, quando dominadas, elas fazem as outras aparecerem muito mais simples. Além disso são estas linguagens as mais utilizadas no mundo profissional. A utilizar exclusivamente com a finalidade de fazer da informática uma profissão. 

Para aprender : 

C/C++ apostilas em português 

Tudo sobre C/C++ em português 

_Site Borland C++ : www.borland.com/cbuilderx/ em inglês 

PHP

Uma linguagem inicialmente prevista para o desenvolvimento de páginas web dinâmicas. Sua sintaxe é próxima do C++. 

PHP é bastante « simples » para abordar e permite comunicar facilmente com o banco de dados. 
Pra desenvolver páginas web dinâmicas, precisa-se igualmente de um bom conhecimento de eventualmente de HTML e eventualmente de se você tiver necessidade de uma base de dados. 

Ela permite particularmente de ter rapidamente uma “visibilidade” de seu trabalho, colocando-o em linha, a assim ter comentários/sugestões dos internautas. 

Pode-se igualmente desenvolver aplicações normais com esta linguagem (fora web). 
Note também que você pode programar por procedimento ou orientada ao objeto, a escolher, isto permite uma boas visão do horizonte. 

Em resumo, ela é uma boa linguagem, porém não a melhor para começar o aprendizado. Ela é eficaz e você corre o risco de ficar mal acostumado. Particularmente no que concerne as páginas web. 

Se você está buscando uma linguagem fácil para aprender, que permita aprender orientado o objeto, e que livra você de maus hábitos, escolha uma linguagem como a Python 

Para aprender : [ http://pt.kioskea.net/faq/sujet 111 php fazer upload de arquivos PHP] e PHP redicionamento em português 

_Site oficial : www.php.net/ 

Para o download: 

EasyPHP 

Ver também o artigo HTML 

PHP apostila em português 

http://wiki.php.net/ em inglês 

http://php.net/my.php em inglês 

Ada

Linguagem ainda utilizada no mundo do tempo real. Continua a ser relativamente fácil para o aprendizado, mas é recomendada sobretudo para informáticos, senão o interesse é limitado. É preferível passar à Ada somente com o objetivo “tempo real” ou então na informática embarcada. A tendência é que ela desapareça. 

Para aprender : 

Ada 95tutorial em português 

Softwares embarcados 

Ada 95 tutorial em inglês 

Lisp/Caml/

As linguagens funcionais. Elas são em grande número, classificadas em duas grande famílias: as puras(haskell) e as impuras(família lisp). 

A família pura é classificada em duas : as verdadeiramentes puras, sem efeito de borda (família haskell) e a família ML (Caml,SML,…). A maneira de programar é totalmente diferente em relação às outras. A programação funcional é outra maneira de ver um programa não impedindo por exemplo de ter uma linguagem funcional e objeto (Scala por exemplo) ou mesmo uma linguagem que alia imperativo/objeto/funcional (Ocaml) . Conhecendo uma delas, permite ter boas bases e permitirá igualmente às pessoas mais orientadas à matemática de passar muito bem para a informática. Elas são muito utilizadas em análise numérica ou em inteligência artificial (somente por causa de sua origem). Pode-se utilizar para programar tudo aquilo que pode ser programado com as outras linguagens. 

http://caml.inria.fr/index.en.html (A referência)
 em inglês 

www.paulgraham.com/onlisp.html 

Ocaml em português 

http://osdir.com/ml/python.brasil/2004-11/msg00159.html : discussão em português 

Aquilo que se pode deixar de utilizar

(x)HTML/CSS

Escrever uma página ou um site em HTML é para a programação a mesma coisa que um copo de água é para o alcolismo. 

Para aprender : 

Introdução em HTML em português 

HTML em português 

As balizas HTML em português 

Tutorial HTML em português 

Aprenda HTML em português 

curso de HTML em português 

Apostila de HTML em português 

Perl

Sejamos claros, esta linguagem, aparentemente simples, não é adaptada ao aprendizado. Sua “molesa” e sua potência poderão lhe dar maus hábitos de programação , até mesmo de desestimular, pelos erros que ela autoriza e induz. 

Melhor é começar por aprender com uma linguagem rigorosa, para depois explorar ao máximoPerl

Obrigada a Geremy por esta correção 

Para aprender : www.commentcamarche.net/perl/perlintro.php3
 

Visual Basic/Basic : D

Desaconselhada formalmente por todos os profissionais que trabalharam com ela. Ela permite adquirir em maus hábitos de programação. E é bom dizer que mesmo a Microsoft a abandonou (trata-se de uma linguagem proprietária) em favor de Framework.Net. Para finalizar, não existe nenhuma versão gratuita. O único ponto positivo que eu reconheço, é o lado lúdico e a facilidade para fazer interfaces gráficas para o Windows, pois ela não é portátil, mas isto não é exclusivo dela. Se interessa a você utilize Delphi ou Net.

O caso de Basic é mais ou menos o mesmo caso. Existe compiladores gratuitos, mas trata-se de uma linguagem ultrapassada e lenta, não é portátil e não tem rigor. Prefira Pascal que permite a evolução para a Delphi. 

Para aprender : www.commentcamarche.net/vb/vbintro.php3 


Para os fãs de matemática, pode-se utilizar também as linguagens de ajuda . Até o momento, a sua eficácia é limitada, mas com o tempo elas serão desenvolvidas. Atualmente as mais populares são aquelas dependentes da família ML ou Haskell. Para Ocaml, você tem coq. Os paradigmas são fundados na lógica. 

Para aprender: 

PERL tutorial em português 

Apostila Perl Apostila em português 

Alguns links tirados do site Kioskea: 

Criar uma página Web em português 

As cores CSS em português 

As linguagens Web em português 

Estruturas de um programa em português 

Para maiores aprofundamentos, existem vários links em português e em inglês: 

Programação 

http://www.google.com.br/search?hl=fr&q=links+para+entender+a+programa%C3%A7%C3%A3o+web&btnG=Rechercher 

http://www.ariel.com.au/a/teaching-programming.html 

Eu espero que vocês encontrem as informações que buscam e que esta dica sirva como uma orientação mais ou menos completa e objetiva. 

Bom aprendizado. 
———————————— 


Você encontrará igualmente muitos compiladores gratuitos para as diferentes linguagens neste endereço : 

www.thefreecountry.com/ 

PS : Par começar em programação, é se confrontar com esta questão : Mas porque meu programa não funciona ? As mensagens de erro fornecidas pelo ambiente de compilação ou de execução (ou de comportamento de conjunto) levam as vezes os debutantes em uma complexidade sem saida. Um bom método é o de dar o código para alguém ler, e/ou de explicar à alguém seu problema. As vezes o enunciado de seu problema explicitado em voz alta à alguém permitirá a sua compreensão. Enfim, a capacidade a programar anda de mãos dadas com aquela de se abstrair do mundo material, no qual nós estamos mergulhados. Bem vindo ao mundo virtual, onde nada é material nem concreto. 
Se a programação fascina você, tenha sempre ao seu lado uma folha de papel e um lápis e quando você pensar em alguma solução, escreva-a e teste-a . Esta é a arma qualquer programador informático. Você será provavelmente surpreso com a eficácia destas idéias surgidas, não se sabe como nem de onde elas surgiram. 


Aqui vai algumas apostilas < Clique aqui e confira .

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: