Início > Desenvolvimento, Programação > Como iniciar na programação. – Programação #2

Como iniciar na programação. – Programação #2

Introdução

Bom dia, 
Uma das questões que se repete neste fórum dedicado aos debutantes é : « Como iniciar na programação ? » ou as vezes « Qual linguagem para iniciar ? ».
Assim primeiro não existe uma linguagem particular para começar a programação, ao menos a programação sobre papel, com o algoritmo. Post relacionado à algoritmos
Evidentemente para testar os algoritmo, pode ser confortável de o fazer com a linguagem de programação, mas neste caso, a única coisa que eu recomendaria é uma linguagem simples, não objeto, não gráfica. A boa escolha pode ser Basic, Pascal, Python, mas a sintaxe destas últimas sera sem dúvidas mais útil para o que vem depois. Mas sem excluir aqui, mesmo a linguagem de calculadora pode bastar para experimentar os algoritmos simples. Em seguida, é bom conhecer os diferentes tipos de linguagem, saber o que é um compilador e outras generalidades.

Uma vez assim, tem-se já boas bases para começar a programar…Mas não se programa somente por programar , tem-se que ter um objetivo, uma idéia, um software a fazer. Nisto eu não posso ajudar, é em função de seus gostos, de seus conhecimentos,… e aí se efetua as primeiras escolhas técnicas: 

Linguagem objeto, sim ou não? 

Multi plataforma, sim ou não? 

Com máquina virtual, sim ou não? 

Usuário, sim ou não? 

Acesso ao banco de dados ? Se afirmativo qual?… 

Assim que estas escolhas forem feitas, o leque das linguagens encontra-se particularmente restrito. 

Assim passemos a limpo as linguagens que mais aparecem citadas para iniciar, tendo sempre como ponto de vista o aprendizado. 

NB : Existe uma via lúdica para descobrir a programação: KPL. 

KPL significa Kid’s Programming Language (Le site KPL em inglês: http://phrogram.com). 

Interface bem apresentada (cores, sons, grafismos) e um aprendizado de programação orientado para uma concepção de jogo. A idéia de fundo é : aprender se divertindo. Se realmente você não conhecer nada de informática e de programação, isto pode ser uma porta de entrada. Igualmente, isso é evidentemente um meio de implicar seus filhos ( o que é bom para eles é bom para você, em princípio). Este software é um freeware (está dito no site) e não se restringe ao jogo, bem entendido, o site é multi linguas (inglês, espanhol, português, francês e algumas línguas nórdicas) como o software . A linguagem é tudo aquilo que lhe é de mais comum nas outras linguagens : Begin, End, Main, False, True, etc. 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: